Unicirco Notícias

As principais notícias sobre o Projeto Arte, Educação e Comunidade VI da Unicirco Marcos Forta.

Unicirco apresenta Somos Todos Brasileiros em celebração ao Dia Mundial da Pessoa Com Deficiência.

Em celebração ao Dia Mundial da Pessoa Com Deficiência, o picadeiro da Unicirco, no dia 4 de dezembro, virou palco do “Somos Todos Brasileiros”, um espetáculo anual que procura estimular a inclusão de pessoas com deficiência através da arte. Além de apresentações por artistas com deficiência, a plateia também é formada por instituições que trabalham o acolhimento da pessoa com deficiência e seus convidados. Dentre as instituições presentes, estava o Projeto Saúde Criança Ilha, que abriu a apresentação com o coral composto por pacientes do Hospital Loreto, e a APAE-RIO, apresentando grupos de dança e capoeira inclusiva. Tivemos também a presença de Sebastião Gabriel, capoeirista carioca com deficiência e integrante do projeto desde a sua instalação no Rio de Janeiro. O espetáculo, apresentado em duas sessões no mesmo dia, contou com um público de aproximadamente 1500 pessoas de forma completamente gratuita.

Projeto Unicirco Arte Educação & Comunidade, com patrocínio da Petrobras e apoio institucional da Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação Parques e Jardins, está em sua quinta edição e realiza ações culturais, sociais e pedagógicas especialmente no âmbito de 3 Objetivos de Desenvolvimento Social traçados pela ONU, tais sejam, Redução das Desigualdades; Educação de Qualidade; e Saúde e Bem Estar. 

O projeto foi inaugurado em 2004, em Brasília na Esplanada dos Ministérios e seu lançamento foi realizado com a primeira edição do espetáculo Somos Todos Brasileiros, disseminando a ideia de unir arte pública com responsabilidade social. Desde então, o Somos Todos Brasileiros já foi realizado em Brasília, no ACRE, no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, No Maracanãzinho na Abertura dos Jogos ParaPanamericanos em 2007, no Palácio das Artes em Belo Horizonte e tantas outras cidades brasileiras, contando com a participação de grandes nomes da cultura nacional, como Os Paralamas do Sucesso, Maestro João Carlos Martins, Tribo de Jah, entre outros. 

A Unicirco vem desenvolvendo a mesma essência artística, pedagógica e cultural, unida a sua atitude social, inclusiva e democrática. Dessa forma, busca incentivar o debate sobre as ações possíveis dentro do campo da arte inclusiva e proporcionar acesso universal aos bens culturais que apresenta bem como aos meios de produção cultural que dispõe.

Compartilhe essa notícia nas redes sociais

Assine nossa newsletter!
Receba no seu email as principais notícias sobre o Projeto Arte, Educação e Comunidade V da Unicirco Marcos Forta.
plugins premium WordPress

COMUNICADO

Ao nosso estimado público e parceiros, informamos que neste final de semana não apresentaremos espetáculos abertos ao público. As atividades pedagógicas e sociais do projeto serão mantidas normalmente.
Agradecemos as inúmeras mensagens e demonstrações de apoio. Seguimos juntos! ❤️