Quem somos

O Instituto Cultural e Assistencial São Francisco de Assis – ICASFA (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, OSCIP MJ 08071.027940/200880), ou Instituto Unicirco, foi fundado em 1995 pelo ator Marcos Frota.

Foi concebido como centro de excelência para o desenvolvimento das artes circenses, com o objetivo de resgatar o vigor do segmento no Brasil e a preocupação paralela em oferecer novas oportunidades de aprendizado a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. É, portanto, um sistema aberto de educação que busca abrir caminhos para um novo percurso social de seus participantes.

Entendendo o circo como um instrumento de promoção de cidadania, o Instituto desenvolve projetos que compreendem capacitação, profissionalização, pesquisa, produção de espetáculos e mobilização de grande público.

Em Outubro de 2010, a Unicirco instalou sua sede no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, mais importante e histórico parque público do Rio de Janeiro, e desde então executa – com o patrocínio da Petrobras através da Lei do ICMS – o projeto Unicirco: Arte, Educação & Comunidade, com a sua 5a edição iniciada em 2021.