O Projeto Unicirco Arte Educação & Comunidade VI, com patrocínio da Petrobrás e do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Parques e Jardins, busca incorporar novidades em seu programa pedagógico que visa uma ampla formação artística de seus participantes.
O palhaço e mágico Rapha Santacruz, de Caruaru-PE, é convidado especial do projeto para oferecer um workshop para os alunos do UNP (Unicirco Núcleo Profissionalizante) e para os artistas do elenco artístico.
O artista foi vencedor do Edital SESC PULSAR e estará em temporada no Rio de Janeiro com 6 apresentações circulando as unidades da instituição no Estado. A parceria com o projeto Unicirco é fruto da participação de ambos na Delegação Oficial do Ministério da Cultura no MICA – Mercado de Industrias Culturais Argentinas, realizado em Buenos Aires em Junho de 2023. Ganham os participantes do UNP, que terão a oportunidade de conhecer, absorver e trocar experiências com o artista de Pernambuco em três encontros.
Com mais de 20 anos de experiência, Rapha Santacruz é um artista que mescla técnicas de palhaçaria com ilusionismo, circo, dança e teatro. Ganhador de prêmios relevantes no mercado, como o FISM Latino América, Rapha já se apresentou por todo o Brasil e realizou temporadas em Portugal, Espanha, França, Argentina, Uruguai e Chile. Além de espetáculos, é professor de mágica e dramaturgia circense e idealizador do Festival Internacional de Mágica-FIM. Durante a sua temporada de apresentações no SESC – Rio de Janeiro, ele fará uma pausa para compartilhar seus conhecimentos no picadeiro do Instituto Unicirco.
O workshop a ser realizado se chama “Sentido Contrário” e busca unir a teoria e a prática para a construção dramatúrgica a partir de experiências com a arte mágica. Tendo o trabalho corporal como ponto de partida, o objetivo é capacitar os alunos para utilizar técnicas de ilusionismo em diálogo com elementos do teatro, dança e outras modalidades circenses, para a criação dos próprios números e narrativas.
Os encontros acontecerão nos dias 30 e 31 de outubro e 1o de novembro na sede artística do projeto Unicirco e são exclusivos para os participantes do projeto.
Para saber mais sobre as ações pedagógicas do projeto Unicirco, siga as nossas redes!