O Museu Nacional, da UFRJ, comemorou seu aniversário no último domingo, dia 8. Localizado no Paço de São Cristóvão, que já serviu de residência da Família Imperial Brasileira, o edifício foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e hoje abriga um museu universitário com perfil acadêmico e científico. A celebração dos seus 207 anos ocorreu em um dia de atrações abertas ao público, que incluiu programação circense. Vizinhos no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, o Museu Nacional/UFRJ e o Instituto Unicirco são parceiros de longa data e a Unicirco não poderia ficar de fora da celebração.
A comemoração iniciou-se as 11h, com programação na Tenda Cultural, onde artistas da Unicirco apresentaram “O Cortiço”, com números acrobáticos no solo e brincadeiras lúdicas. O espetáculo foi desenvolvido ao longo de 2024 e apresentado no final do ano como formatura dos alunos da UNP (Unicirco Núcleo Profissionalizante). 23 alunos e artistas participaram da montagem, que foi recebida pelo público com entusiasmo.
Localizada na lona sede na Quinta da Boa Vista, a UNP é apenas um, dentre os sete núcleos pedagógicos da Unicirco, que opera com ações pedagógicas, sociais e culturais. O Projeto Unicirco Arte Educação e Comunidade está em sua sexta edição e conta com patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e Governo Federal.
Depois do circo, a Tenda Cultural recebeu um cortejo junino com o Cordão da Tia Juca e uma roda de samba com o grupo Samba da Volta. Além da Tenda Cultural, havia também a Tenda Científica, que abrigou diversas exposições e atividades sobre ciências naturais e arqueologia, proporcionando um entretenimento educativo e interativo aos seus visitantes. A comemoração também contou com uma programação que buscava incentivar a cultura, arte e ciência pelos terrenos do parque, com atividades culturais de fotografia, bordado, desenho, assim como dinâmicas de introdução à pesquisa científica. O aniversário de 207 anos do Museu Nacional é uma ação do Projeto Museu Nacional Vive. Confira as fotos!



