No mês de junho, o Projeto Unicirco realizou 2 Buscativas, com a terceira programada para esta semana. As Buscativas são um giro de apresentações com alunos dos núcleos pedagógicos na região onde os núcleos se encontram, que visam difundir o projeto e buscar ativamente novos participantes. A ação é também uma oportunidade de estabelecer parcerias com outras instituições de ensino, instituições sociais ou coletivos artísticos, trazendo capilaridade às ações do projeto. Uma ótima oportunidade de difundir o trabalho que vem sendo realizado pela Unicirco há 14 anos no Rio, as Buscativas são também essenciais para o fortalecimento de vínculos com as comunidades onde o projeto atua.
A ação está prevista no plano de trabalho do projeto Unicirco Arte Educação & Comunidade, que está em sua sexta edição e tem o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, do Governo Federal, do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura.
No dia 12 de junho aconteceu a primeira Buscativa do mês, no Colégio Estadual Adelina de Castro. O evento reuniu 388 espectadores na parte da manhã e 340 na parte da tarde, entre alunos e professores, todos muito receptivos às apresentações. A equipe pedagógica e psicossocial do projeto esteve presente na organização e coleta de inscrições, ao passo que alunos do núcleo pedagógico da Escola Municipal Campos Elíseos, em Duque de Caxias, apresentaram quatro modalidades circenses que desenvolvem em suas oficinas. Após o espetáculo, alguns espectadores buscaram mais informações sobre como fazer parte do projeto.
No dia 21 de junho, foi a vez do Ciep Brizolão 035 Marechal Henrique Teixeira Lott, no bairro de Jardim Primavera, segundo distrito de Duque de Caxias, receber o evento. A apresentação, mais uma vez, contou com quatro modalidades circenses e foi realizada por 23 alunos do núcleo EM Campos Elíseos, sob a supervisão dos professores Adair Buba e Daniel Machado. O diretor pedagógico do projeto Unicirco, Fabrício Esteves, conta que o público respondeu com entusiasmo ao evento, que resultou em 17 novas pré-inscrições para o núcleo pedagógico.
Além da divulgação do projeto, a Buscativa é uma ótima oportunidade para que os alunos dos núcleos pedagógicos adquiram experiência em cena. Ao se apresentar para um público desconhecido em um ambiente novo, esses alunos tem a oportunidade de vivenciar um pouco do cotidiano do artista, fortalecendo a sua autoestima e estimulando seu vínculo e comprometimento com as atividades propostas. Por outro lado, é também uma oportunidade para que outros alunos que assistem as apresentações, algumas vezes sem conhecimento do trabalho realizado, tenham contato com o segmento circense, despertando o seu interesse pela cultura e contribuindo na formação de plateia.
A próxima edição das Buscativas se dará no dia 27 de junho, na Escola Municipal Monteiro Lobato, também em Duque de Caxias, completando o giro dos alunos do Núcleo Unicirco Campos Elíseos por outras instituições de ensino da região.