Unicirco Notícias

As principais notícias sobre o Projeto Arte, Educação e Comunidade VI da Unicirco Marcos Forta.

INSTITUTO UNICIRCO COMEMORA O DIA DO CIRCO

No próximo dia 27 de março, o Brasil celebra o Dia Nacional do Circo. Marcos Frota, fundador e presidente do Instituto Unicirco, emociona-se ao falar da comemoração: “A cada ano que passa, a data é mais significativa, mais agregadora e mais descobridora de possibilidades. É um dia sagrado.”
A Unicirco não poderia ficar de fora das comemorações e organizou uma última apresentação do seu espetáculo ‘Unicirco em Busca da Alma do Circo’, a ocorrer no Teatro Casa Grande (Shopping Leblon), às 20 horas. O show faz parte do Projeto Unicirco Arte Educação e Comunidade, que prevê criação e apresentação de musicais circenses, formação de novos artistas e oferecimento de oficinas lúdicas gratuitas em núcleos instalados em comunidades e escolas públicas do estado. O Projeto tem patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, do Governo Federal, do Governo do Estado, e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.


No musical circense, que já foi contemplado por cerca de 250 mil espectadores na sede do Instituto e pela primeira vez será apresentado na Zona Sul do Rio em adaptação para Teatro, os músicos costuram, com trilha sonora original, números como equilíbrio, acrobacias, palhaçadas e dança. A temática aborda uma homenagem à milenar arte circense e busca investigar a dimensão da magia e do encantamento que essa atividade porta consigo. Um dos talentos presentes no picadeiro é Julia Vargas, cantora, compositora e percussionista que foi um dos destaques da última temporada do The Voice Brasil.
Marcos Frota iniciou seu relacionamento com o circo quando atuou na novela “Cambalacho”, dirigida por Jorge Fernando, com participação de Fernanda Montenegro. Na novela, ele fazia o papel de um trapezista, ofício que aprimorou durante os anos, tendo se apresentado em diversos circos do país. Mas sua maior devoção ao circo veio através do Instituto Unicirco, que hoje se orgulha de ser uma das maiores escolas de circo e de trapézio do Brasil. “Eu não sei se eu escolhi o circo, ou o circo que me escolheu. Mas hoje eu sei que vim para servi-lo”, diz Marcos.


O Projeto Unicirco Arte Educação & Comunidade, idealizado pelo ator, além de destacar-se pela sua escola de trapézio, que já formou várias gerações de trupes para os mercados nacional e internacional, promove a utilização do circo como instrumento para difundir arte, cidadania e cultura de paz. Está em sua sexta edição e promove, além das ações pedagógicas e sociais, espetáculos gratuitos no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista. Aliás, na sede artística do projeto, o elenco da Unicirco se prepara para lançar o seu novo musical circense, com estreia prevista para Abril.


O Dia do Circo, comemorado em todo o país, é uma homenagem ao palhaço Piolin, um dos mais famosos que já se apresentaram no Brasil e que teve grande reconhecimento na década de 1920, tendo sido homenageado até por intelectuais modernistas. Ao reforçar a importância da data, Marcos afirma: “Acompanhar as transmutações das artes circenses é uma honra. O circo está presente em vários segmentos, na TV, ópera, música, dança. Hoje percebemos o circo rejuvenescido, respeitando as tradições, mas com a cabeça no futuro. Ser testemunha ocular dessa história é uma bênção.”

Unicirco Em Busca da Alma do Circo
Ingressos a partir de R$ 30, com vendas pela Eventim ou na bilheteria do Teatro
Teatro Casa Grande: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – a – Leblon, Rio de Janeiro – RJ, 22430-060 Classificação – LIVRE Instagram @unicircomarcosfrota

Compartilhe essa notícia nas redes sociais

Assine nossa newsletter!
Receba no seu email as principais notícias sobre o Projeto Arte, Educação e Comunidade V da Unicirco Marcos Forta.
plugins premium WordPress

COMUNICADO

Ao nosso estimado público e parceiros, informamos que neste final de semana não apresentaremos espetáculos abertos ao público. As atividades pedagógicas e sociais do projeto serão mantidas normalmente.
Agradecemos as inúmeras mensagens e demonstrações de apoio. Seguimos juntos! ❤️