Espetáculo “Alegrai” oferece lazer gratuito e resgata memórias afetivas em musical circense para toda a família
O Instituto Unicirco Marcos Frota, reconhecido por sua atuação na formação de artistas e na democratização do acesso à cultura, prepara uma temporada de férias super divertida no Rio de Janeiro. O espetáculo “Alegrai”, musical circense que celebra a alegria e as manifestações populares brasileiras, é a atração principal na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, oferecendo uma opção de lazer gratuita para cariocas e turistas.
A programação do Instituto Unicirco tem patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.
Em cartaz aos sábados, domingos e feriados, em duas sessões (às 15h e às 17h), “Alegrai” convida o público a mergulhar em um universo de cores, música e acrobacias. A lona do circo tem capacidade para 1.500 espectadores, e a entrada é gratuita, mediante a retirada de cortesias na bilheteria a partir das 14h do dia escolhido. Recomenda-se chegar com ao menos 40 minutos de antecedência devido à alta procura e à lotação.
Um resgate da memória afetiva nacional
Com um enredo que reverencia a rica cultura popular brasileira, “Alegrai” narra a história de Orí, uma menina que, ao acordar em um picadeiro, é guiada por palhaços e brincantes em uma jornada para despertar suas memórias. O show é interpretado por um elenco de 50 artistas, composto por alunos formados e educadores do programa pedagógico do Unicirco. A direção artística é assinada por Silvana Funchal, Pedro Ivo Frota e Luciana Nabuco, que também é corroteirista do espetáculo ao lado de Pedro Ivo Frota.

Espetáculo resgata as cores, os sons e a alegria das festas populares brasileiras. Foto: Renzo Gostoli
uciana Nabuco destaca o propósito de “Alegrai”: “o musical busca o despertar da memória afetiva de carnavais, das ruas, do fuzuê das torcidas, dos encontros improváveis, dos enfeites juninos, das algazarras suburbanas pelos docinhos de Cosme e Damião, das fitas coloridas do Boi Bumbá, o sopro das flautas dos povos do Alto Rio Negro, das cantigas de roda, Congadas, parlendas, brincadeiras infantis e todo esse universo que forma a cultura brasileira”.
Além do espetáculo: a missão social do Unicirco
Para além das apresentações gratuitas, o Instituto Unicirco Marcos Frota desenvolve um programa pedagógico com forte viés de educação cidadã. A instituição oferece formação para artistas circenses, oficinas diversas, atendimento psicossocial, reforço escolar e atividades extracurriculares.
O Projeto Unicirco Arte, Educação & Comunidade demonstra sua abrangência com números expressivos. Nas duas últimas fases (março de 2024 a fevereiro de 2025), o projeto recebeu um público de 221.936 pessoas e realizou 167 espetáculos de alto nível, contribuindo para a democratização do acesso à cultura no Rio de Janeiro. Desde sua estreia, em outubro de 2010, o projeto já contabiliza mais de 2 milhões de espectadores.
Marcos Frota, presidente do Instituto, ressalta o impacto da iniciativa: “Além de formar público para a arte do circo, o Unicirco forma novos artistas e técnicos para o circo brasileiro, ao mesmo tempo em que a atividade circense é utilizada como instrumento de promoção de arte, cidadania e cultura de paz”. Frota compartilha o orgulho da instituição ao revelar que mais de 50 artistas formados pelo programa atuam hoje em grandes companhias artísticas e parques temáticos em diversas partes do mundo.
Serviço – Instituto Unicirco na Quinta da Boa Vista
Local: Sede do Instituto Unicirco – Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, em gramado em frente ao BioParque do Rio. Rua Catalão S/N – São Cristovão – RJ
Ingressos: Gratuitos, retirados presencialmente na bilheteria do circo, no dia do show, a partir de 14 h – sujeito a lotação
Classificação: LIVRE