Há 14 anos instalado no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, com núcleos pedagógicos operando em comunidades e escolas públicas do Estado, o projeto Unicirco em parceria com a Petrobras desde o início, vem contribuindo de forma consistente para a manutenção do vigor do circo fluminense, através da democratização do acesso aos seus espetáculos, à formação artística e à produção e difusão circenses.
Mais de 2,5 milhões de pessoas já compareceram aos espetáculos do projeto no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista. Famílias, amigos, instituições da sociedade civil e de natureza pública. Todos com entrada gratuita.
Pois no dia 11 de Dezembro de 2024, a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro garantiu ao projeto Unicirco o status de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, em reconhecimento à sua contribuição para o circo brasileiro e à cultura fluminense.
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas.
O Projeto Unicirco Arte Educação & Comunidade VI possui patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, do Governo Federal, do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Parques e Jardins.
A temporada de espetáculos gratuitos está em recesso para as festas de fim de ano e retorna a partir do dia 11 de Janeiro, na sede do projeto na Quinta da Boa Vista, com espetáculos aos sábados, domingos e feriados às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do projeto e em seu perfil do Instagram @unicircomarcosfrota .