O Instituto Unicirco Marcos Frota estreia “Alegrai”, novo musical circense que celebra a alegria das manifestações populares. Em cartaz no Rio de Janeiro, na lona sede do projeto localizada no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, o show propõe um mergulho na cultura popular brasileira sob a direção artística de Silvana Funchal, Pedro Ivo Frota e Luciana Nabuco. Além disso, o espetáculo contou com workshop cênico do diretor carioca Renato Rocha.
“Alegrai busca o despertar da memória afetiva de carnavais, das ruas, do fuzuê das torcidas, dos encontros improváveis, dos enfeites juninos, das algazarras suburbanas pelos docinhos de Cosme e Damião, das fitas coloridas do Boi Bumbá, o sopro das flautas dos povos do Alto Rio Negro, das cantigas de roda, Congadas, parlendas, brincadeiras infantis e todo esse universo que forma a cultura brasileira”, revela Luciana Nabuco que assina o roteiro do espetáculo com Pedro Ivo Frota.
O musical circense conta a história de uma menina chamada Orí que, ao acordar em um picadeiro, é conduzida por palhaços e brincantes a despertar a sua memória, uma memória intimamente ligada à do povo brasileiro. A forma como Orí é conduzida pela trupe circense é a representação da vitalidade da cultura popular que está na arte, música, brincadeiras e festas.
Fortemente fundamentada em seu pilar pedagógico, assim como nos pilares social, artístico e de estímulo à cultura, a Unicirco se orgulha de incluir no elenco de 50 artistas de “Alegrai” diversos alunos formados, professores e educadores do programa seu pedagógico, além de músicos da cena artística da cidade do Rio. “O Instituto Unicirco tem a missão de formar uma nova geração de artistas e técnicos para o circo brasileiro, ao mesmo tempo em que a atividade circense é utilizada como instrumento de promoção de arte, cidadania e cultura de paz”, afirma o idealizador e fundador do projeto, Marcos Frota.
O Projeto Unicirco Arte Educação e Comunidade está em sua sexta edição e conta com patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e Governo Federal. Desde os seus primórdios, preocupa-se em entregar um espetáculo de excelência com entrada completamente gratuita, de forma a democratizar o acesso à arte e cultura.
O espetáculo “Alegrai” estará em cartaz no biênio de 2024 a 2025 e possui apresentações aos sábados, domingos e feriados, às 15h e 17h. Para comparecer, basta retirar as cortesias na bilheteria do circo, a partir das 14h no dia do espetáculo, sujeito a lotação. Uma ótima dica de um programa cultural e cheio de diversão para toda a família neste Dia das Crianças!
Ficha Técnica – Alegrai
Direção artística: Silvana Funchal, Pedro Ivo Frota, Luciana Nabuco
Argumento: Pedro Ivo Frota, Luciana Nabuco
Dramaturgia: Luciana Nabuco
Coreografia: Juliana Gama
Direção de Arte: Luciana Nabuco
Cenografia: Luciana Nabuco, Cachalote Mattos
Figurinos: Luciana Nabuco, Silvana Fuchal, Patrícia Martinelli
Direção de luz: André Frota
Direção musical: Pedro Ivo Frota, Rodrigo Ferrera
Composições: Pedro Ivo Frota, Mauro Aguiar, Rodrigo Ferrera, Júlia Vargas, Yuri Villar, Diogo Brandão, Luciana Nabuco
Arranjos: Pedro Ivo Frota, Ellísio Freitas, Rodrigo Ferrrera, Yuri Villar
Assistência de direção: Pedro Funchal, David Cruz