O Projeto Unicirco tem as ações artísticas como um de seus principais pilares e tem como missão apresentar ininterruptamente, há 14 anos, um espetáculo de excelência, com entrada gratuita como forma de democratizar a arte e formar plateia para o segmento. Pensando em continuar este importante aspecto de seu trabalho, a Unicirco reuniu uma nova equipe para compor a direção artística do próximo espetáculo, que terá estreia em Julho de 2024.
A direção do show está sob o comando de Renato Rocha, cujo destaque no campo da pesquisa de linguagens e vasta experiência circense já o levou a dirigir diversos trabalhos pioneiros aclamados pela crítica em todo o mundo, entre elas o Circolombia, com temporadas em Londres e Paris, e o Circus Incubator Project, que nasceu de uma colaboração internacional entre França, Suécia, Espanha, Canadá e Brasil. Renato também é professor de interpretação na Faculdade CAL de Artes Cênicas e trabalha como diretor e coreógrafo de carros alegóricos de escolas de samba do Rio de Janeiro.
A direção musical será feita por uma parceria entre Pedro Ivo Frota e Rodrigo Ferrera. Pedro Ivo é compositor, arranjador e pianista formado pela UniRio. Já lançou quatro álbuns autorais, dentre eles “Monolito”, pela Biscoito Fino, e é responsável pelas trilhas musicais dos espetáculos da Unicirco desde 2014. Rodrigo Ferrera é baixista, Beatmaker e produtor musical graduado pela UFRJ e mestrando em composição pela UniRio. Já trabalhou ao lado de artistas renomados como Leoni, Gabriel Pensador, Júlio Secchin, Luiz Melodia e Elza Soares. A parceria entre o pianista e o baixista é antiga e se consolida ainda mais com o desenvolvimento deste novo espetáculo.
Já a direção de arte, figurinos e roteiro estão sob o comando da escritora e artista visual Luciana Nabuco. A artista acriana tem especialização em Literatura para Crianças e Jovens pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e é mestranda pela UFRJ. Autora e ilustradora com quatro livros publicados, ela também trabalha em parceria com outros autores, tendo desenvolvido ilustrações para diversas publicações, dentre elas “Macabéa, flor de Mulungu”, de Conceição Evaristo. Seu trabalho nas artes visuais figura mulheres negras e Orixás afro-brasileiras e já foi exposto em Paris, Belém do Pará e Rio de Janeiro.
Esta é a primeira vez que os quatro diretores se reúnem para a criação de um espetáculo circense. A aposta nos artistas promete render um novo espetáculo cheio de surpresas, com estreia prevista para o mês de Julho e temporada no biênio 2024-25. A preocupação em retratar diferentes vozes artísticas a cada nova temporada é um dos motivos pelos quais a Unicirco permanece se reinventando em uma constante busca pela satisfação do público, assim como pelo avanço em explorações artísticas dentro do segmento circense no Brasil.
Além disso, o elenco do projeto, composto por artistas formados e pelos professores do Programa Pedagógico da Unicirco, segue expandindo a sua experiência através da pesquisa de movimentos, aparelhos e desenvolvimento próprio. Neste sentido, o projeto Unicirco continua a formar, revelar e exportar novos talentos para todo o mundo.
O Projeto Unicirco Arte Educação & Comunidade está em sua sexta edição e tem patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, do Governo Federal, do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Parques e Jardins.
Legenda da foto: Cachalote Mattos, Deivid Cruz, Pedro Funchal, Silvana Funchal, Pedro Ivo Frota, Luciana Nabuco, Emerson Francisco e Renato Rocha