No último dia 23 de agosto, alunos da Unicirco do Núcleo Pedagógico Dirce Galvão participaram de um dia de oficinas artísticas com o grupo Circo no Ato. O workshop oferecido era parte do evento FormAção de Portas Abertas, que promove um espaço de troca, criação e compartilhamento de saberes por meio de séries de oficinas gratuitas com grandes nomes da cultura brasileira
Circo no Ato é um coletivo circense do Rio de Janeiro com mais de 10 anos de atuação em criação de espetáculos, formação técnica e produção de eventos. Entre suas montagens estão Um Dia de João, Febril e A Salto Alto. O grupo também realiza espetáculos de rua e é reconhecido pela experimentação artística, diálogo com outras linguagens e presença ativa nas cenas cultural e circense no Brasil e no exterior.
O Projeto FormAção é realizado pela Ação da Cidadania e atende cerca de 200 pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oficinas práticas e vivências artísticas com acompanhamento qualificado. Entre julho e outubro de 2025, o projeto apresenta uma agenda de workshops artísticos abertos ao público, com objetivo de democratizar o acesso à formação e fomentar novas trajetórias na cultura brasileira.
O convite ao Núcleo Dirce Galvão de Santa Cruz, na comunidade Vila Paciência, veio do projeto FormAção, em uma tentativa de trazer mais participantes externos com vocação e afinidade com o tema proposto. O projeto ofereceu transporte e lanche para as crianças, que eram alunas do ciclo básico na Unicirco, e tiveram a oportunidade de aprender não só com os professores, mas também com alunos do FormAção, que eram avançados.
O evento foi um sucesso e a troca muito enriquecedora para ambos os lados. Para os alunos, foi uma oportunidade de aprendizado com dinâmicas diferentes, em um novo lugar e em contato com outros colegas, o que sempre enriquece a experiência didática. Para a Unicirco, o evento contribuiu para a articulação externa do projeto e estreitamento de parcerias, com abertura de portas para futuras ações. Cecília Bedê, do ForAção, ressalta que, após este primeiro encontro, a ideia é que novas parcerias possam acontecer entre as duas instituições.
O Projeto Unicirco Arte Educação e Comunidade tem um pilar pedagógico que prevê aulas, oficinas, acompanhamento psicossocial, além da participação dos alunos em eventos de parceiros e atividades extracurriculares, como estas, que contribuem para o desenvolvimento geral dos alunos. O projeto está em sua sexta edição e conta com patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e Governo Federal.











