Unicirco Notícias

As principais notícias sobre o Projeto Arte, Educação e Comunidade V da Unicirco Marcos Forta.

Projeto Unicirco celebra termo de cooperação com a Secretaria Municipal de Duque de Caxias: 5 núcleos pedagógicos em aparelhos públicos

Na retomada das atividades presenciais após o isolamento, o Projeto Unicirco Arte Educação e Comunidade V, com o patrocínio da Petrobras através da Lei do ICMS, vem ampliando o seu trabalho na cidade de Duque de Caxias, em parceria com lideranças locais e com a Secretaria Municipal de Educação – SME Caxias. 

Segundo o coordenador pedagógico do projeto, Luiz Vicente Magano, o desafio para mobilizar a equipe, comunidades, participantes e familiares foi o maior já enfrentado em toda a longa caminhada do Instituto Unicirco: “Durante todo o período de pandemia, articulamos parcerias para amparar as comunidades onde atuamos, através da doação de alimentos, mapeamento de necessidades e amparo psicossocial aos participantes e seus familiares. Com o início oficial do projeto 5, que aconteceu em Janeiro, percebemos que  que seria necessário muita criatividade para que as atividades pedagógicas previstas fossem cumpridas”. 

Desta forma, aos poucos, com a equipe formada e reuniões de planejamento acontecendo de maneira remota, o time pedagógico formulou um plano de atendimento psicossocial individual aos participantes, oficinas híbridas e aproveitou o tempo para articular a ampliação do trabalho em Duque de Caxias, especialmente em escolas públicas municipais, formato que se mostrou vencedor no Núcleo Unicirco instalado na Escola Municipal Campos Elíseos. 

Com o Termo de Cooperação firmado junto à Secretaria de Educação, a Unicirco ampliou o trabalho com a realização de atividades pedagógicas em 5 Instituições de Ensino, a saber: Escola Municipal Albert Sabin, Maria Anger, CCAIC, EM Regina Celi e EM Campos Elíseos, que somando-se ao Núcleo Dirce Galvão, em Santa Cruz e ao Núcleo Profissionalizante com atividades na Sede do Instituto Unicirco na Quinta da Boa Vista, totalizam 7 núcleos pedagógicos com até 800 vagas gratuitas disponibilizadas para o programa pedagógico, que incluem participantes da primeira infância até jovens em processo de formação. 

Os participantes que demonstram maior aptidão para a profissionalização são aos poucos selecionados para as atividades no Núcleo Profissionalizante e dali são inseridos no mercado. 

Para abrilhantar o trabalho, uma notícia especial: após 6 anos de treinos intensos, o acrobata Petter de Thuin, trapezista formado pelo projeto Unicirco, foi contratado para estrelar o elenco da maior companhia de Circo do mundo: O Circo de Soleil. Sem dúvidas um grande incentivo a todos os aspirantes a artistas do projeto Unicirco.

Compartilhe essa notícia nas redes sociais

Assine nossa newsletter!
Receba no seu email as principais notícias sobre o Projeto Arte, Educação e Comunidade V da Unicirco Marcos Forta.