Unicirco Notícias

As principais notícias sobre o Projeto Arte, Educação e Comunidade VI da Unicirco Marcos Forta.

PICADEIRO UNICIRCO RECEBE PESQUISADOR LUIZ ANTONIO SIMAS PARA AULA PÚBLICA SOBRE A QUINTA DA BOA VISTA

No sábado, dia 5 de outubro, a lona sede da Unicirco mudou a sua programação normal para receber o professor e historiador Luiz Antonio Simas para uma palestra especial, onde ele compartilhou um pouco sobre a história da Quinta da Boa Vista desde o período imperial até os dias atuais. A ação visou demonstrar a importância histórica do local para seus frequentadores e expor o papel fundamental que espaços de convívio público tem para a sociedade e a cultura popular brasileira.

Luiz Antonio Simas é mestre em História Social pela UFRJ e um dos principais pesquisadores em Cultura Popular e Rio de Janeiro, tendo escrito dezoito livros e mais de uma centena de publicações sobre o assunto. Trabalhou como consultor, ao lado de Ruy Castro, Sérgio Cabral, Jairo Severiano e Hermínio Bello de Carvalho, no processo de criação do novo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Em 2014, recebeu o conjunto de medalhas da comenda Pedro Ernesto por serviços prestados à cultura do Rio de Janeiro, conferido pela Câmara Municipal da cidade. E em 2016, recebeu o Prêmio Jabuti pelo “Dicionário da História Social do Samba”, escrito em parceria com Nei Lopes.

A palestra, que ocorreu às 14 horas, substituiu o primeiro espetáculo do dia e contou com a presença dos alunos e educadores do Projeto Unicirco. Mas assim como as ações artísticas que ocorrem no projeto, também foi aberta ao público e com entrada gratuita. Depois do evento, o espetáculo das 17 horas ocorreu normalmente, com a plateia reservada para os professores, alunos e familiares do Colégio Pedro II. O colégio é uma importante instituição de ensino federal e vizinha da Unicirco em São Cristóvão, e sua presença no espetáculo visava celebrar a parceria entre as duas instituições.

A data do evento não foi por acaso: além de abrir o mês das crianças com uma programação diferente e educativa, a iniciativa de explorar a importância que um espaço como a Quinta da Boa Vista tem no desenrolar das relações sociais e da cultura popular chega como parte da comemoração do Instituto Unicirco, que no dia 12 de Outubro comemora 14 anos desde a sua instalação no parque. Neste período, o projeto orgulha-se de proporcionar espetáculos e oficinas de formação artística de forma gratuita para a população do Rio de Janeiro, em uma proposta de democratizar o acesso à arte e cultura em um espaço de tamanha importância para a História do Rio.

O Projeto Unicirco Arte Educação e Comunidade está em sua sexta edição e conta com patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e Governo Federal.

Compartilhe essa notícia nas redes sociais

Assine nossa newsletter!
Receba no seu email as principais notícias sobre o Projeto Arte, Educação e Comunidade V da Unicirco Marcos Forta.
plugins premium WordPress