Unicirco Notícias

As principais notícias sobre o Projeto Arte, Educação e Comunidade VI da Unicirco Marcos Forta.

Instituto Unicirco forma nova turma e celebra 15 anos levando arte e cidadania ao Rio 

Criado por Marcos Frota, projeto já recebeu mais de 2 milhões de espectadores e se consolida como polo de formação e inclusão pela arte circense 

Estou encantado com a escola: a estrutura me encanta, as aulas me surpreendem e me deixam bem. Espero evoluir a cada dia.” É com esse entusiasmo que Aleh Silva, de 22 anos, ingressa na nova turma do curso profissionalizante do Instituto Unicirco. Ele é um dos 28 alunos do Projeto Unicirco Arte, Educação & Comunidade, que há 15 anos atua no Rio de Janeiro oferecendo espetáculos gratuitos à população e promovendo a educação cidadã. Fundado pelo ator Marcos Frota, o instituto tem patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. 

 Turmas profissionalizantes do Instituto aprendem diversas técnicas circenses. Foto: Equipe Unicirco 

A nova turma da qual Aleh faz parte recebe jovens de 16 a 34 anos, com previsão de formatura no final de 2026. Até lá, terão aulas de acrobacia, tecido, trapézio, lira acrobática, malabares, portagem, dança e teatro. Depois de formados, farão turnê com um espetáculo por teatros e escolas da região metropolitana do Rio. 

Além de formar público para a arte do circo, o Instituto Unicirco forma novos artistas e técnicos para o circo brasileiro, ao mesmo tempo em que usa a atividade circense como instrumento de arte, cidadania e cultura de paz”, afirma Marcos Frota, presidente do instituto. Ele conta que mais de 50 artistas formados pelo programa trabalham hoje em grandes companhias e parques temáticos do mundo inteiro, “motivo de grande orgulho para a instituição. 

“Entrei na formação buscando um espaço com estrutura e professores que auxiliassem a minha retomada artística. Ouvi muito bem sobre o Unicirco, sobre como realmente te forma e te dá um espaço para pesquisa e crescimento muito importantes pra formação do artista de circo, além de nos apresentar e incentivar outras artes, como a dança e o teatro.” Nino Lorenzo, 26 anos 

“Minhas expectativas são as melhores possíveis, porque acredito que o curso vai me proporcionar não só aprendizado técnico, mas também crescimento pessoal e novas oportunidades. Pretendo aproveitar ao máximo cada aula, me dedicar e aplicar o que aprender tanto na minha vida profissional quanto artística. Vejo aqui uma chance de ampliar horizontes e conquistar novos objetivos.” Rhuan Nascimento, 24 anos 

“O Unicirco oferece muitas oportunidades de evolução artística. Além disso, como sou estudante de Dança na UFRJ, quero incluir o circo na minha dança pessoal. Gosto também do fato de trabalharmos coletivamente, de forma organizada, para manter relações tranquilas. Espero aprender muito.” Mariane Araujo, 21 anos 


2 milhões de expectadores em 15 anos 


O Projeto Unicirco Arte, Educação & Comunidade recebeu um público de 221.936 pessoas nas duas últimas fases (março de 2024 a fevereiro de 2025) executadas pelo Instituto Unicirco na Quinta da Boa Vista. Nos últimos dois ciclos, foram 167 espetáculos de alto nível – e de graça – para a comunidade, em contribuição para a democratização do acesso à cultura no Rio. Desde a estreia, em outubro de 2010, o projeto já atingiu mais de 2 milhões de espectadores. 

Diversos artistas formados pelo Unicirco se apresentam em espetáculos abertos ao público. Foto: Renzo Gostoli 

Além dos shows e cursos profissionalizantes, o Unicirco oferece oficinas, atendimento psicossocial, reforço escolar e atividades extracurriculares. Outra ação importante é a série de matinês utilizadas como conteúdo pedagógico para crianças. 

O conjunto de ações prioriza quatro vetores principais – pedagógico, artístico, cultural e socioambiental –, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: “Saúde e Bem-estar”, “Educação de Qualidade, “Igualdade de Gênero” e “Redução das Desigualdades”. 

Compartilhe essa notícia nas redes sociais

Assine nossa newsletter!
Receba no seu email as principais notícias sobre o Projeto Arte, Educação e Comunidade V da Unicirco Marcos Forta.