O dia das crianças ganhou contornos especiais neste ano de 2025, com a Unicirco celebrando quinze anos de Rio de Janeiro. A história da instituição começou com o ator Marcos Frota que, depois de dez anos de experiência percorrendo mais de 750 municípios do país com o Grande Circo Popular do Brasil, decidiu fundar, em 1995, o Instituto Cultural e Assistencial São Francisco de Assis – ICASFA, para estudar as potencialidades artísticas, culturais, sociais e educativas do circo. Entendendo a atividade circense como um instrumento de promoção humana e inclusão social, o ICASFA criou o programa da Universidade Livre de Circo – UNICIRCO, em outubro do ano 2000. A partir daí, o Programa Unicirco foi aplicado em Montes Claros, Jundiaí, Campinas e Brasília, tendo finalmente se firmado no Rio de Janeiro, no dia 12 de outubro de 2010. A lona sede da Unicirco foi montada na Quinta da Boa Vista e núcleos pedagógicos foram instalados em diversas comunidades do Estado.
Desde que foi instalada no Rio de Janeiro, o Projeto Unicirco Arte Educação e Comunidade completou cinco edições. Atualmente, está em sua sexta edição e conta com patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e Governo Federal.
O Projeto Unicirco atua em quatro vetores: pedagógico, artístico, cultural e socioambiental, com maior foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 Saúde e Bem Estar, ODS 4 Educação de Qualidade, ODS 5 Igualdade de Gênero e ODS 10 Redução das Desigualdades. Dentro do vetor pedagógico, o programa oferece, atualmente, 1.000 vagas distribuídas em seus diversos núcleos. Destas, apenas 50 são de alto rendimento, com 25 vagas em cada biênio destinadas a jovens com aptidão para a profissionalização.
O mais recente ciclo formativo do UNP, Núcleo Profissionalizante, do projeto iniciou-se em Setembro de 2025, com alunos selecionados por meio de audições abertas. Os alunos entraram em um período de dois anos de atividades, que envolve oficinas, treinos, palestras, workshops e visitas a outros projetos. O processo culmina com a criação de um espetáculo com temática e estética desenvolvidas pelos próprios participantes, que será apresentado tanto na sede da Unicirco, quanto em outros equipamentos culturais do Estado, de forma a contribuir com a constante renovação do Circo Brasileiro e com a manutenção do seu vigor.
Em seus quinze anos de atuação no Estado e seis edições, a Unicirco ministrou um total de 14.637 oficinas e atendeu um total de 2.942 alunos. Destes, 82 foram posteriormente contratados pelo projeto. No vetor artístico, o projeto apresentou um total de 1.829 espetáculos de excelência, para os quais 2.661.528 ingressos foram doados. Ao longo deste período, a instituição também expandiu sua atuação por meio de parcerias firmadas com 633 escolas e instituições, e 109 Buscativas de talentos. Os números apresentados aqui são representativos dos grandes resultados que a Unicirco tem alcançado nos âmbitos pedagógico, artístico, cultural e socioambiental. Para continuar acompanhando esta evolução, acompanhe as redes oficiais da Unicirco e fique por dentro das atualizações do projeto.


